6Conveying the big secretYouth cultures X school culture: thinking over the notions of (in)discipline and authority in an educational approach author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Psicanálise, Educação e Transmissão


On-line ISBN 978-85-60944-08-8

Abstract

PECHBERTY, Bernard. Estudo de caso ou relato clínico?.. In: PSICANALISE, EDUCACAO E TRANSMISSAO, 6., 2006, São Paulo. Proceedings online... Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032006000100010&lng=en&nrm=abn>. Acess on: 23 June. 2024.

A noção de caso clínico está ligada à história da medicina, e em seguida da psicopatologia e da psicologia. Na França, as ciências da educação, disciplina mais recente, utilizam pouco esse termo em função das filiações científicas diferentes dos pesquisadores clínicos. Debates epistemológicos e institucionais estão presentes. É como professor em ciências da educação e psicologia, orientando-me graças à psicanálise, que se dá minha intervenção. No ensino, um modelo de transmissão clínica que coloca em seu centro a construção clássica do "caso", estaria exposto à crítica de uma falsa objetivação, de um distanciamento defensivo do pesquisador e de seu objeto. As curas conduzidas por Freud não são casos, elas mostram a precisão de seu trabalho entre clínica e teorização, e a complexidade de sua escrita com implicação. Em nossas pesquisas clínicas, nas ciências da educação, os dados estabelecidos no quadro da pesquisa ultrapassam amplamente a noção restritiva de caso. Na pesquisa, a noção de relato clínico construído sobre sujeitos, grupos e instituições, parece-me mais fecunda que a de caso. A transmissão clínica diz respeito não somente a conhecimentos teóricos que o material recolhido teria para ilustrar sob a forma de vinhetas, mas também a uma relação com o saber clínico e com o inconsciente na qual se inicia o pesquisador aprendiz, e que opera em sua apropriação dos textos teóricos, dos métodos empregados, entrevistas, observações ou análises de práticas profissionais. É a transmissão de uma iniciativa clínica de pesquisa que está em jogo e que implica para o estudante a dimensão inconsciente em sua formação e seu trabalho de pesquisador. Diferentes transferências e contra-transferências estão em obra entre os monitores universitários ou profissionais, e a escrita de pesquisa deve ser testemunha disso para o estudante ou para o futuro clínico. Além da linguagem do caso, a atenção levada à singularidade psíquica dos sujeitos estudados é decisiva, redobrada pela consideração da singularidade do pesquisador e de seu inconsciente. A transmissão clínica parece-me colocar assim a questão da construção da situação estudada e a da escrita do material psíquico exposto, através de um olhar científico - orientado pela consideração do inconsciente - para conduzir a convicção de um leitor anônimo.

Keywords : Psicanálise de crianças; o si profissional; relato clínico; transmissão.

        · abstract in english     · text in portuguese