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Psicanálise, Educação e Transmissão


ISBN 978-85-60944-08-8 versão on-line

Resumo

A noção de caso clínico está ligada à história da medicina, e em seguida da psicopatologia e da psicologia. Na França, as ciências da educação, disciplina mais recente, utilizam pouco esse termo em função das filiações científicas diferentes dos pesquisadores clínicos. Debates epistemológicos e institucionais estão presentes. É como professor em ciências da educação e psicologia, orientando-me graças à psicanálise, que se dá minha intervenção. No ensino, um modelo de transmissão clínica que coloca em seu centro a construção clássica do "caso", estaria exposto à crítica de uma falsa objetivação, de um distanciamento defensivo do pesquisador e de seu objeto. As curas conduzidas por Freud não são casos, elas mostram a precisão de seu trabalho entre clínica e teorização, e a complexidade de sua escrita com implicação. Em nossas pesquisas clínicas, nas ciências da educação, os dados estabelecidos no quadro da pesquisa ultrapassam amplamente a noção restritiva de caso. Na pesquisa, a noção de relato clínico construído sobre sujeitos, grupos e instituições, parece-me mais fecunda que a de caso. A transmissão clínica diz respeito não somente a conhecimentos teóricos que o material recolhido teria para ilustrar sob a forma de vinhetas, mas também a uma relação com o saber clínico e com o inconsciente na qual se inicia o pesquisador aprendiz, e que opera em sua apropriação dos textos teóricos, dos métodos empregados, entrevistas, observações ou análises de práticas profissionais. É a transmissão de uma iniciativa clínica de pesquisa que está em jogo e que implica para o estudante a dimensão inconsciente em sua formação e seu trabalho de pesquisador. Diferentes transferências e contra-transferências estão em obra entre os monitores universitários ou profissionais, e a escrita de pesquisa deve ser testemunha disso para o estudante ou para o futuro clínico. Além da linguagem do caso, a atenção levada à singularidade psíquica dos sujeitos estudados é decisiva, redobrada pela consideração da singularidade do pesquisador e de seu inconsciente. A transmissão clínica parece-me colocar assim a questão da construção da situação estudada e a da escrita do material psíquico exposto, através de um olhar científico - orientado pela consideração do inconsciente - para conduzir a convicção de um leitor anônimo.

Palavras-chave : Psicanálise de crianças; o si profissional; relato clínico; transmissão.

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