6Estudo de caso ou relato clínico?O relato de uma experiência: projeto Aleph Psicanálise& Educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Psicanálise, Educação e Transmissão


ISBN 978-85-60944-08-8 versão on-line

Resumo

AMARAL, Mônica do. Culturas juvenis X cultura escolar: repensando as noções de (in)disciplina e autoridade no âmbito da educação.. In: PSICANALISE, EDUCACAO E TRANSMISSAO, 6., 2006, São Paulo. Anais eletrnicos... Disponvel em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032006000100011&lng=pt&nrm=abn>. Acesso em: 17 Maio. 2024.

A etnografia do olhar, tal como propõe Canevacci, combinada com um olhar atento às manifestações do erotismo e protesto juvenis, pode fornecer as bases epistemológicas de uma crítica contemporânea à razão ordenadora da cultura escolar. O divórcio entre a racionalidade (da organização da escola e dos conteúdos ensinados) e o processo de subjetivação dos alunos, tem causado danos irreparáveis à autoridade escolar. A idéia é fornecer bases para se repensar as noções de (in)disciplina e autoridade na educação, repensando o ato de transmissão a partir de uma escuta atenta às vozes dissonantes presentes nas culturas juvenis das metrópoles.

Palavras-chave : culturas juvenis; etnografia do olhar; o ato de transmissão renovado.

        · resumo em inglês     · texto em português