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Psicanálise, Educação e Transmissão
ISBN 978-85-60944-08-8 versão
on-line
ISBN 978-85-60944-08-8 versão on-line
Resumo
AMARAL, Mônica do. Culturas juvenis X cultura escolar: repensando as noções de (in)disciplina e autoridade no âmbito da educação. In Anais do 6 Psicanálise, Educação e Transmissão, 2006 [online]. 2006 [citado 19 Maio 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032006000100011&lng=pt&nrm=iso> .
A etnografia do olhar, tal como propõe Canevacci, combinada com um olhar atento às manifestações do erotismo e protesto juvenis, pode fornecer as bases epistemológicas de uma crítica contemporânea à razão ordenadora da cultura escolar. O divórcio entre a racionalidade (da organização da escola e dos conteúdos ensinados) e o processo de subjetivação dos alunos, tem causado danos irreparáveis à autoridade escolar. A idéia é fornecer bases para se repensar as noções de (in)disciplina e autoridade na educação, repensando o ato de transmissão a partir de uma escuta atenta às vozes dissonantes presentes nas culturas juvenis das metrópoles.
Palavras-chave : culturas juvenis; etnografia do olhar; o ato de transmissão renovado.