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Psicanálise, Educação e Transmissão


ISBN 978-85-60944-08-8 versão on-line

Resumo

O presente trabalho traz à discussão a posição tomada pelo educador, frente aos impasses educativos e suas diferentes funções, sejam elas facilitadoras ou impeditivas à transmissão do saber. Aponta para a tensão sofrida pela criança diante da demanda do tecido social, supondo que o fracasso escolar emerge como resposta à lógica educativa, fomentada pela cultura contemporânea, em sua visada política e ética. Dá o testemunho de uma prática de pesquisa e intervenção1 realizada em três escolas da rede pública do município do Rio de Janeiro, na qual busca-se identificar as tensões geradoras de fracasso escolar, promovendo meios que facilitem e viabilizem o diálogo entre educadores e psicanalistas, implicando-os no processo educativo de crianças e adolescente. Para tal cria um dispositivo chamado espaço borromeano de reflexão, inspirado na escrita topológica utilizada por Jacques Lacan em seus últimos seminários. Acredita-se que a sustentação de um espaço coletivo de discussão poderá contribuir para que o educador e o psicanalista responsabilizando-se por suas ações encontrem suas próprias saídas, frente aos impasses educativos. Desse modo, pressupõe-se um avanço na transmissão de um saber que suporte o real ineducável, do sintoma fracasso escolar, quer para a psicanálise quer para a educação. A partir dessa experiência com educadores e psicanalistas verifica-se, que as discussões que incrementam a interface desses distintos campos de atuação podem contribuir para viabilizar, tanto uma educação possível quanto um exercício da psicanálise no mundo.

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