Services
Psicanálise, Educação e Transmissão
On-line ISBN 978-85-60944-08-8
On-line ISBN 978-85-60944-08-8
Abstract
CAMARGO, Ana Carolina Corrêa Soares de. Demanda educativa, retornos e inoperância dos métodos de ensino. In Proceedings of the 6th Psicanálise, Educação e Transmissão, 2006 [online]. 2006 [cited 28 March 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032006000100013&lng=en&nrm=iso> .
Neste texto procuro argumentar que a demanda educativa do adulto, independente da metodologia de ensino utilizada por ele - e até de suas "filosofias ou vontades" -, é passível de tomar rumos inesperados ao ser recebida pelo educando. Para tanto, valho-me de alguns conceitos e noções freudolacanianos para fazer lembrar aos pedagogos ortodoxos que o endereçamento da palavra ao outro, também no campo da educação escolar - seja de crianças, adolescentes ou adultos - sofre deslizamentos e recebimentos imprevisíveis como, por exemplo, o retorno inesperado de mensagens invertidas do próprio inconsciente daquele que encarna a função de educador.
Keywords : Psicanálise; Educação; Metodologia de Ensino.