6Demanda educativa, retornos e inoperância dos métodos de ensinoA escrita no ensino de inglês para adolescentes em escolas particulares de língua estrangeira author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Psicanálise, Educação e Transmissão


On-line ISBN 978-85-60944-08-8

Abstract

COUTINHO, Ana Beatriz Valério. A inserção da psicanálise no campo educacional: apropriações de um discurso. In Proceedings of the 6th Psicanálise, Educação e Transmissão, 2006 [online]. 2006 [cited 25 April 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032006000100014&lng=en&nrm=iso> .

Este texto é parte de uma pesquisa de mestrado em andamento no Instituto de Psicologia da USP que teve como objetivo investigar os modos de apropriação do discurso psicanalítico no campo educacional por meio da análise do discurso de educadores. Vimos que o eixo imaginário em torno do qual se estrutura a busca pela psicanálise é o sentimento de falta e a atribuição de insuficiência à formação em pedagogia. Com a realização dos cursos de psicanálise, as educadoras buscam o preenchimento dessa falta e a garantia da eficiência do processo de aprendizagem. Os modos singulares de apropriação da psicanálise pelos educadores implicam, por vezes, em modificações em seus pressupostos básicos, tais como o conceito de desejo, colocando-os a serviço da justificação dos comportamentos dos alunos e da perpetuação dos modos de normatização e de segregação do discurso pedagógico.

Keywords : psicanálise; educação; formação de professores.

        · text in portuguese