6Demanda educativa, retornos e inoperância dos métodos de ensinoA escrita no ensino de inglês para adolescentes em escolas particulares de língua estrangeira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Psicanálise, Educação e Transmissão


ISBN 978-85-60944-08-8 versão on-line

Resumo

Este texto é parte de uma pesquisa de mestrado em andamento no Instituto de Psicologia da USP que teve como objetivo investigar os modos de apropriação do discurso psicanalítico no campo educacional por meio da análise do discurso de educadores. Vimos que o eixo imaginário em torno do qual se estrutura a busca pela psicanálise é o sentimento de falta e a atribuição de insuficiência à formação em pedagogia. Com a realização dos cursos de psicanálise, as educadoras buscam o preenchimento dessa falta e a garantia da eficiência do processo de aprendizagem. Os modos singulares de apropriação da psicanálise pelos educadores implicam, por vezes, em modificações em seus pressupostos básicos, tais como o conceito de desejo, colocando-os a serviço da justificação dos comportamentos dos alunos e da perpetuação dos modos de normatização e de segregação do discurso pedagógico.

Palavras-chave : psicanálise; educação; formação de professores.

        · texto em português