6Escola e violênciaO psicanalista e a inclusão escolar de crianças autistas e psicóticas author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Psicanálise, Educação e Transmissão


On-line ISBN 978-85-60944-08-8

Abstract

ASSALI, Andréa Maia. Inclusão escolar e acompanhamento terapêutico: possibilidade ou entrave?.. In: PSICANALISE, EDUCACAO E TRANSMISSAO, 6., 2006, São Paulo. Proceedings online... Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032006000100017&lng=en&nrm=abn>. Acess on: 23 June. 2024.

O texto a seguir tem como objetivo suscitar questões derivadas do trabalho de acompanhamento terapêutico de crianças com Transtornos Globais do Desenvolvimento que frequentam escolas regulares da rede particular de ensino do Estado de São Paulo. Para isso, será necessário retomar a questão da loucura e da luta antimanicomial, que se iniciou na Europa e tomou corpo, no Brasil, no final da década de 60. Com o fim dos manicômios foi necessário pensar alternativas para a reinserção desses pacientes na sociedade. Aparecem, desta maneira, hospitais-dia, ambulatórios de saúde mental e clínicas psiquiátricas. Começa a surgir, portanto, um esboço da função do acompanhante terapêutico. Nas escolas, uma das construções possíveis para a inclusão é o trabalho deste profissional, que pode funcionar como um agente facilitador do processo inclusivo. Será que sua presença age na direção da inclusão dessas crianças na escola? Esta é a questão que se pretende discorrer neste texto.

Keywords : Inclusão Escolar; Acompanhamento Terapêutico; Psicanálise.

        · text in portuguese