6O psicanalista e a inclusão escolar de crianças autistas e psicóticasNada do que vale a pena aprender pode ser ensinado author indexsubject indexsearch form
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Psicanálise, Educação e Transmissão


On-line ISBN 978-85-60944-08-8

Abstract

SARTORE, Anna Rita. Escrita e angústia. In Proceedings of the 6th Psicanálise, Educação e Transmissão, 2006 [online]. 2006 [cited 26 April 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032006000100019&lng=en&nrm=iso> .

Por constatar-se uma severa dificuldade na produção textual, por parte de futuros alfabetizadores, buscou-se balizas na psicanálise, sobretudo nos estudos da inibição e angústia empreendidos por Freud e Lacan, que permitissem desenvolver uma investigação a respeito do que gera tal dificuldade. Sustenta-se a hipótese de que há um receio, por parte do sujeito, em desvelar-se através do suporte (escrita textual) e que ele convoque afetos, desde a inibição até a angústia como forma de proteção à aproximação do desejo. Discute-se o formato operacional vigente no trabalho com a literatura dentro das instituições escolares, e a possibilidade de efetuar uma aproximação com as obras consagradas que trafegue por uma via diversa daquela cognitiva. Propõe-se que uma abordagem que autorize o subjetivo resulta numa particular transferência e sublimação de forma que a leitura se configura em autoria podendo fazer, por acréscimo, efeito de relançamento na escritura.

Keywords : educação; psicanálise; escrita.

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