6O psicanalista e a inclusão escolar de crianças autistas e psicóticasNada do que vale a pena aprender pode ser ensinado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Psicanálise, Educação e Transmissão


ISBN 978-85-60944-08-8 versão on-line

Resumo

SARTORE, Anna Rita. Escrita e angústia.. In: PSICANALISE, EDUCACAO E TRANSMISSAO, 6., 2006, São Paulo. Anais eletrnicos... Disponvel em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032006000100019&lng=pt&nrm=abn>. Acesso em: 17 Maio. 2024.

Por constatar-se uma severa dificuldade na produção textual, por parte de futuros alfabetizadores, buscou-se balizas na psicanálise, sobretudo nos estudos da inibição e angústia empreendidos por Freud e Lacan, que permitissem desenvolver uma investigação a respeito do que gera tal dificuldade. Sustenta-se a hipótese de que há um receio, por parte do sujeito, em desvelar-se através do suporte (escrita textual) e que ele convoque afetos, desde a inibição até a angústia como forma de proteção à aproximação do desejo. Discute-se o formato operacional vigente no trabalho com a literatura dentro das instituições escolares, e a possibilidade de efetuar uma aproximação com as obras consagradas que trafegue por uma via diversa daquela cognitiva. Propõe-se que uma abordagem que autorize o subjetivo resulta numa particular transferência e sublimação de forma que a leitura se configura em autoria podendo fazer, por acréscimo, efeito de relançamento na escritura.

Palavras-chave : educação; psicanálise; escrita.

        · texto em português