6Escrita e angústiaNotas sobre um trabalho de parceria da referência no tratamento e do acompanhamento da inclusão escolar de uma criança: um pouco mais sobre o caso Heitor author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Psicanálise, Educação e Transmissão


On-line ISBN 978-85-60944-08-8

Abstract

FRASSETO, Antônio César. Nada do que vale a pena aprender pode ser ensinado. In Proceedings of the 6th Psicanálise, Educação e Transmissão, 2006 [online]. 2006 [cited 20 April 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032006000100020&lng=en&nrm=iso> .

O presente trabalho pretende realizar uma leitura arqueo-genealógica do conceito de aprendizagem e da noção de sujeito nele implícita: o sujeito do conhecimento. No atual estágio da conjuntura social contemporânea, nomeada pelo discurso majoritário triunfante como sociedade do conhecimento, as questões da educação, do ensino e da aprendizagem não passam despercebidas em nenhuma instituição dessa coletividade. Para colaborar com o debate acerca da temática, buscou-se na história da cultura ocidental as conveniências políticas da sua difusão e massificação, sua insuficiência e a proposta de compreensão desse processo a partir da metapsicologia que, por sua vez, é avessa à dominância da teoria da consciência, de fácil consumo na teorização educacional. A metapsicologia, definida como teoria psicológica que vai além da consciência, transforma radicalmente o conceito de aprendizagem fundado na teoria consciencionista. O texto incita à restituição da importância do não-dito e do não-sabido, da opacidade e da obscuridade como fundamentos do sujeito e, conseqüentemente, da própria atribuição de sentido. Essa teorização contribui para fundamentar a afirmação de Freud de que a educação é um ofício impossível, sendo assim, a cultura, enquanto seu produto, deve ser defendida e preservada diuturnamente. Finalmente, entende-se que evocar e explicitar o desconhecido é uma forma de fazer avançar o conhecimento.

Keywords : psicanálise; educação; aprendizagem.

        · text in portuguese