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Psicanálise, Educação e Transmissão


ISBN 978-85-60944-08-8 versão on-line

Resumo

O presente trabalho pretende realizar uma leitura arqueo-genealógica do conceito de aprendizagem e da noção de sujeito nele implícita: o sujeito do conhecimento. No atual estágio da conjuntura social contemporânea, nomeada pelo discurso majoritário triunfante como sociedade do conhecimento, as questões da educação, do ensino e da aprendizagem não passam despercebidas em nenhuma instituição dessa coletividade. Para colaborar com o debate acerca da temática, buscou-se na história da cultura ocidental as conveniências políticas da sua difusão e massificação, sua insuficiência e a proposta de compreensão desse processo a partir da metapsicologia que, por sua vez, é avessa à dominância da teoria da consciência, de fácil consumo na teorização educacional. A metapsicologia, definida como teoria psicológica que vai além da consciência, transforma radicalmente o conceito de aprendizagem fundado na teoria consciencionista. O texto incita à restituição da importância do não-dito e do não-sabido, da opacidade e da obscuridade como fundamentos do sujeito e, conseqüentemente, da própria atribuição de sentido. Essa teorização contribui para fundamentar a afirmação de Freud de que a educação é um ofício impossível, sendo assim, a cultura, enquanto seu produto, deve ser defendida e preservada diuturnamente. Finalmente, entende-se que evocar e explicitar o desconhecido é uma forma de fazer avançar o conhecimento.

Palavras-chave : psicanálise; educação; aprendizagem.

        · texto em português