6Nada do que vale a pena aprender pode ser ensinadoO atendimento educacional de sujeitos com psicose infantil: construindo olhares, trilhando novos percursos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Psicanálise, Educação e Transmissão


ISBN 978-85-60944-08-8 versão on-line

Resumo

FARIA, Carina e AMANCIO, Valéria. Notas sobre um trabalho de parceria da referência no tratamento e do acompanhamento da inclusão escolar de uma criança: um pouco mais sobre o caso Heitor.. In: PSICANALISE, EDUCACAO E TRANSMISSAO, 6., 2006, São Paulo. Anais eletrnicos... Disponvel em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032006000100021&lng=pt&nrm=abn>. Acesso em: 17 Maio. 2024.

Esse trabalho apresenta um caso atendido pelo Lugar de Vida. A partir dele, ilustraremos como pode se dar a montagem e o funcionamento de um dispositivo de tratamento para crianças com transtornos globais do desenvolvimento. Enfocaremos a clínica, a função e o trabalho da referência institucional, do acompanhante do grupo Ponte que realiza o acompanhamento da inclusão escolar e as possíveis articulações desses dispositivos. A referência teórica norteadora dessa comunicação é a psicanálise lacaniana.

Palavras-chave : parceria; psicose; prática entre vários.

        · texto em português