6O atendimento educacional de sujeitos com psicose infantil: construindo olhares, trilhando novos percursosEducação primordial, transmissão simbólica e advento do sujeito author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Psicanálise, Educação e Transmissão


On-line ISBN 978-85-60944-08-8

Abstract

SANTOS, Catarina Angélica. Análise dos fenômenos de indisciplina na relação professor-aluno.. In: PSICANALISE, EDUCACAO E TRANSMISSAO, 6., 2006, São Paulo. Proceedings online... Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032006000100023&lng=en&nrm=abn>. Acess on: 23 June. 2024.

O tema indisciplina foi investigado como um dos impasses identificados pelos docentes no processo ensino-aprendizagem da matemática nas séries finais do ensino fundamental. Tratou-se de repertoriar as dificuldades surgidas em sala de aula e analisá-las, à luz da psicanálise, a partir do relato dos professores sobre a situação em que o impasse se manifestou e das alternativas utilizadas para solucionar o problema. As situações de impasses narradas concernem às dificuldades com a indisciplina e aparecem em primeiro plano. O que orientou a análise dos depoimentos foi o estudo da presença de elementos da subjetividade do professor nas situações repertoriadas. Tais depoimentos de indisciplina integram um capítulo da dissertação de mestrado apresentada em 2005 ao Programa de Pós-graduação em Educação, da Fae/UFMG. Extraiu-se, dessa pesquisa, um episódio de indisciplina e sua análise para ser apresentado na forma de comunicação oral no VI Colóquio do Lepsi.

Keywords : Indisciplina; subjetividade; relação professor-aluno.

        · text in portuguese