6Análise dos fenômenos de indisciplina na relação professor-alunoA entrada na creche: a chegada dos bebês e suas vicissitudes author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Psicanálise, Educação e Transmissão


On-line ISBN 978-85-60944-08-8

Abstract

SANTANA, Carolina Andrade de and LIMA, Christiano Mendes de. Educação primordial, transmissão simbólica e advento do sujeito.. In: PSICANALISE, EDUCACAO E TRANSMISSAO, 6., 2006, São Paulo. Proceedings online... Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032006000100024&lng=en&nrm=abn>. Acess on: 15 June. 2024.

Este texto parte da definição de Educação como inscrição de marcas simbólicas que possibilitam a transmissão de uma posição de filiação a partir da qual o sujeito pode advir. Procura-se situar, a partir das teorizações de Lacan, como os impasses na Educação Primordial podem implicar em fracasso na constituição do sujeito. Analisa-se como o discurso (psico)pedagógico hegemônico - que impregna o modo como os adultos se dirigem às crianças atualmente - pode redobrar este fracasso, na medida em que as crianças em impasse subjetivo tendem a ser colocadas em tratamentos reeducativos/ortopédicos que podem dificultar o processo de estruturação subjetiva.

Keywords : sujeito; transmissão simbólica; Educação Primordial.

        · text in portuguese