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Psicanálise, Educação e Transmissão
ISBN 978-85-60944-08-8 versão
on-line
ISBN 978-85-60944-08-8 versão on-line
Resumo
SANTANA, Carolina Andrade de e LIMA, Christiano Mendes de. Educação primordial, transmissão simbólica e advento do sujeito. In Anais do 6 Psicanálise, Educação e Transmissão, 2006 [online]. 2006 [citado 19 Maio 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032006000100024&lng=pt&nrm=iso> .
Este texto parte da definição de Educação como inscrição de marcas simbólicas que possibilitam a transmissão de uma posição de filiação a partir da qual o sujeito pode advir. Procura-se situar, a partir das teorizações de Lacan, como os impasses na Educação Primordial podem implicar em fracasso na constituição do sujeito. Analisa-se como o discurso (psico)pedagógico hegemônico - que impregna o modo como os adultos se dirigem às crianças atualmente - pode redobrar este fracasso, na medida em que as crianças em impasse subjetivo tendem a ser colocadas em tratamentos reeducativos/ortopédicos que podem dificultar o processo de estruturação subjetiva.
Palavras-chave : sujeito; transmissão simbólica; Educação Primordial.