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Psicanálise, Educação e Transmissão


ISBN 978-85-60944-08-8 versão on-line

Resumo

O trabalho procura apresentar reflexões a respeito da entrada dos bebês na creche, um lugar social por excelência, suscitadas a partir da experiência de duas educadoras da Creche e Pré-escola Central da USP. Buscamos fazer uma interlocução entre leituras atravessadas por saberes da psicanálise e da pedagogia ao trabalhar com questões relacionadas ao processo denominado "adaptação" - que corresponde à entrada e ao período inicial da criança na creche. A partir de observações e da participação direta nas chamadas "adaptações", procuramos discutir um dos problemas que emergem com maior evidência nas vicissitudes desse processo. Trata-se da importância, da entrada da criança em um lugar social. Isto é, o bebê, ou a criança muito pequena, encontra-se em um momento de constituição subjetiva muito específico e relevante para sua condição de sujeito, e a entrada na creche, enquanto espaço público, convida a pensarmos sobre como a instituição pode responder e contribuir para a facilitação desse processo singular em meio à universalidade, ao coletivo. A creche se coloca como um espaço de transição entre o privado (universo familiar) e o público, ainda que a instituição escolar preserve suas especificidades e sua dinâmica própria. O primeiro momento das crianças na instituição com características escolares, especialmente no caso da creche, em que entram tão pequenas, faz surgir conflitos no cotidiano, entre os diferentes responsáveis pela educação, o que, por sua vez, nos leva a pensar em questões importantes: singular e universal, público e privado, igualdade e diferença.

Palavras-chave : creches; adaptação; psicanálise e educação.

        · texto em português