6A entrada na creche: a chegada dos bebês e suas vicissitudesO que mantém educadores e alunos na escola? Contribuições da psicanálise para a educação author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Psicanálise, Educação e Transmissão


On-line ISBN 978-85-60944-08-8

Abstract

PRIOSTE, Cláudia Dias. Diversidade e adversidades na escola: queixas de professores frente à educação inclusiva.. In: PSICANALISE, EDUCACAO E TRANSMISSAO, 6., 2006, São Paulo. Proceedings online... Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032006000100026&lng=en&nrm=abn>. Acess on: 15 June. 2024.

A educação inclusiva amplia o campo de estranhamentos na escola. Dificuldades no encontro com o aluno e a impossibilidade de ensinar o inapreensível tornam-se focos de angústia. Alguns professores adoecem, outros desistem da profissão, outros se tornam indiferentes. No entanto, há aqueles que atravessam os estranhamentos, suportam a angústia e criam alternativas de ensino. Este artigo expõe três situações nas quais professores relatam experiências com educação inclusiva expondo suas adversidades, sentimentos e desafios face à inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais na escola regular. A partir destes fragmentos procuramos discutir a angústia e o mal-estar docente sob a perspectiva psicanalítica.

Keywords : mal-estar docente; educação inclusiva; psicanálise e educação.

        · text in portuguese