6A entrada na creche: a chegada dos bebês e suas vicissitudesO que mantém educadores e alunos na escola? Contribuições da psicanálise para a educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Psicanálise, Educação e Transmissão


ISBN 978-85-60944-08-8 versão on-line

Resumo

PRIOSTE, Cláudia Dias. Diversidade e adversidades na escola: queixas de professores frente à educação inclusiva. In Anais do 6 Psicanálise, Educação e Transmissão, 2006 [online]. 2006 [citado 19 Maio 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032006000100026&lng=pt&nrm=iso> .

A educação inclusiva amplia o campo de estranhamentos na escola. Dificuldades no encontro com o aluno e a impossibilidade de ensinar o inapreensível tornam-se focos de angústia. Alguns professores adoecem, outros desistem da profissão, outros se tornam indiferentes. No entanto, há aqueles que atravessam os estranhamentos, suportam a angústia e criam alternativas de ensino. Este artigo expõe três situações nas quais professores relatam experiências com educação inclusiva expondo suas adversidades, sentimentos e desafios face à inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais na escola regular. A partir destes fragmentos procuramos discutir a angústia e o mal-estar docente sob a perspectiva psicanalítica.

Palavras-chave : mal-estar docente; educação inclusiva; psicanálise e educação.

        · texto em português