6Diversidade e adversidades na escola: queixas de professores frente à educação inclusivaO psicanalista na instituição de educação infantil: uma posição ética author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Psicanálise, Educação e Transmissão


On-line ISBN 978-85-60944-08-8

Abstract

FIAUX, Cristiane and CLEN, Oziléa. O que mantém educadores e alunos na escola? Contribuições da psicanálise para a educação.. In: PSICANALISE, EDUCACAO E TRANSMISSAO, 6., 2006, São Paulo. Proceedings online... Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032006000100027&lng=en&nrm=abn>. Acess on: 15 June. 2024.

O presente trabalho versa sobre questões relacionadas ao desafio da psicanálise frente aos impasses oriundos da educação formal ministrada nas escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro. O reinado da Globalização, considerada uma das faces do capitalismo atual, vem provocando profundas mudanças na ciência, na política, na economia, nos laços sociais, impondo uma nova cultura evidenciada pelo neoliberalismo e com isso novos padrões de vida são regulados pelo imperativo do gozo. Com a ilusão do tudo pode, da busca incessante pela felicidade plena, pelo prazer a qualquer preço, o sujeito fica à deriva, sem rumo, perde a sua identidade pela imposição do ideal de igualdade determinado pela massificação do sistema globalizado. Nesse contexto, a educação e a escola são também alvos desse sistema com seu tecido social modificado. Pergunta-se neste trabalho sobre o que regula as pulsões, quando há uma mutação, ou mesmo ausência da autoridade? Por outro lado, o que se transmite na escola e o que autoriza o professor a sustentar sua ação com o crescente declínio da função paterna e da mestria? Diante das questões postas trazemos o testemunho1 de um trabalho de interseção entre Psicanálise e Educação do qual fazemos aqui o recorte através do depoimento de um educador: "O aluno X foi suspenso, mas não foi embora. Ficou rodeando a escola até pular o muro da mesma e voltar. Desafiando as regras da instituição se juntou aos outros alunos. Mas, o que nos causou espantou foi o fato de a professora Y tê-lo convidado para uma conversa e, após alguma resistência, o encontro se deu e ela pôde escutá-lo". Frente a esse cenário, há que se perguntar. O que se transmite em uma escola?

Keywords : transferência; desejo; transmissão.

        · text in portuguese