6O psicanalista na instituição de educação infantil: uma posição éticaEstilo: a psicanálise na formação de educadores author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Psicanálise, Educação e Transmissão


On-line ISBN 978-85-60944-08-8

Abstract

BATISTA, Douglas Emiliano. A ilusão de superação do mundo adulto: psicanálise, educação e contemporaneidade.. In: PSICANALISE, EDUCACAO E TRANSMISSAO, 6., 2006, São Paulo. Proceedings online... Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032006000100029&lng=en&nrm=abn>. Acess on: 23 June. 2024.

Este artigo aborda o declínio da autoridade do passado que se consumou na aurora da Era Moderna, e suas conseqüências com respeito ao que, tempos depois, a psicanálise viria a conceitualizar como função paterna. Ao contrário de reconhecer o assim chamado declínio da função paterna, o presente estudo procura trazer a lume argumentos que apontam a reinscrição da metáfora paterna nos modos de subjetivação inaugurados pela modernidade, relacionando, dessa forma, a hegemônica psicologização dos discursos pedagógicos atuais (e a conseqüente ilusão de superação do mundo adulto no âmbito educacional) à emergência dos valores pós-modernos durante a primeira metade do século XX.

Keywords : psicanálise e educação; modernidade e pós-modernidade; psicologização da educação.

        · text in portuguese