6O psicanalista na instituição de educação infantil: uma posição éticaEstilo: a psicanálise na formação de educadores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Psicanálise, Educação e Transmissão


ISBN 978-85-60944-08-8 versão on-line

Resumo

Este artigo aborda o declínio da autoridade do passado que se consumou na aurora da Era Moderna, e suas conseqüências com respeito ao que, tempos depois, a psicanálise viria a conceitualizar como função paterna. Ao contrário de reconhecer o assim chamado declínio da função paterna, o presente estudo procura trazer a lume argumentos que apontam a reinscrição da metáfora paterna nos modos de subjetivação inaugurados pela modernidade, relacionando, dessa forma, a hegemônica psicologização dos discursos pedagógicos atuais (e a conseqüente ilusão de superação do mundo adulto no âmbito educacional) à emergência dos valores pós-modernos durante a primeira metade do século XX.

Palavras-chave : psicanálise e educação; modernidade e pós-modernidade; psicologização da educação.

        · texto em português