6A ilusão de superação do mundo adulto: psicanálise, educação e contemporaneidadeA escrita e a psicose da criança author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Psicanálise, Educação e Transmissão


On-line ISBN 978-85-60944-08-8

Abstract

MONTEIRO, Elisabete Aparecida. Estilo: a psicanálise na formação de educadores. In Proceedings of the 6th Psicanálise, Educação e Transmissão, 2006 [online]. 2006 [cited 28 April 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032006000100030&lng=en&nrm=iso> .

O texto ora apresentado estabelece uma análise crítica do discurso pedagógico como aquele que mantém a instituição educativa suspensa na ilusão, a qual se manifesta na certeza da existência de um domínio que garanta o "bem fazer". A pedagogia atual demanda por teorias psicológicas, produz modelos e confere grande importância aos recursos tecnológicos. Perseguindo uma relação de causalidade entre os meios pedagógicos e a previsão dos resultados, a pedagogia mantém-se resistente à noção de que o inconsciente impõe-se às intenções conscientes do educador. Considerando o discurso pedagógico como a instância que tem arbitrado sobre os vários rumos da educação atual e, conseqüentemente, contribuído para a sua crise, o presente texto enfatiza a especificidade e a fertilidade da transmissão da psicanálise na formação de educadores. Uma vez atravessados pelo saber psicanalítico, os educadores podem conceber a noção de estilo, de singularidade, na relação com o conhecimento. Condição para o resgate do sentido, atualmente perdido, da educação.

Keywords : ensino de psicanálise; educação; estilo.

        · text in portuguese