6A escrita e a psicose da criançaO que pode a psicanálise frente aos impasses escolares? author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Psicanálise, Educação e Transmissão


On-line ISBN 978-85-60944-08-8

Abstract

LINS, Flávia Ranoya Seixas. Psicologia e educação: o que se transmite ao educador?.. In: PSICANALISE, EDUCACAO E TRANSMISSAO, 6., 2006, São Paulo. Proceedings online... Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032006000100032&lng=en&nrm=abn>. Acess on: 15 June. 2024.

Este artigo refere-se ao projeto de mestrado que está sendo desenvolvido no departamento de Psicologia e Educação da FEUSP, cujo tema central é a análise sobre o mal-estar na educação e a sua relação com a psicologia. Sabemos que as teorias e práticas psicológicas tem sido cada vez mais chamadas a ocupar o campo educacional. Podemos dizer, junto com alguns pesquisadores da área da psicologia e educação, que isto tem ocorrido devido ao mal-estar na educação, ou seja, aos impasses que a educação tem enfrentado na atualidade e as respostas que são efetuadas por uma certa concepção de psicologia. Nesta perspectiva, apresentamos um estudo inicial sobre as diferentes concepções que se estabelecem sobre as relações entre psicologia e educação no contexto contemporâneo, procurando questionar como a psicologia tem participado da formação e transmissão de saberes ao educador. Dentro do campo psicológico destacamos duas linhas de pesquisa que analisam e propõe práticas distintas para o enfrentamento do mal-estar na educação, a saber, a psicologia escolar que problematiza o conceito de fracasso escolar e a vertente que articula psicanálise e educação.

Keywords : educação; psicologização; psicanálise.

        · text in portuguese