6Grupos de aprendizagem nas aulas de física: um olhar à luz de um referencial psicanalíticoDo conceito de transmissão à formação de educadores author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Psicanálise, Educação e Transmissão


On-line ISBN 978-85-60944-08-8

Abstract

RUBINO, Rejane B. and FRAGELLI, Ilana Katz Zagury. O sujeito e o copista: uma discussão sobre o impedimento na escrita.. In: PSICANALISE, EDUCACAO E TRANSMISSAO, 6., 2006, São Paulo. Proceedings online... Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032006000100037&lng=en&nrm=abn>. Acess on: 15 June. 2024.

A criança copista, ao reproduzir a escrita do outro sem poder lê-la, manifesta um sintoma que tem ao mesmo tempo uma vertente social e uma vertente singular. De um lado, uma escola que solidifica a exclusão em relação ao conhecimento e, de outro, um sujeito que se apresenta em uma posição particular que produz impedimentos no acesso à escrita, uma vez que a produção da escrita alfabética exige atravessamentos lógicos de âmbito subjetivo. Como abordar esse sintoma a partir do entendimento de que ele diz da posição do sujeito e, ao mesmo tempo, responder à urgência de que essas crianças leiam e escrevam antes de serem decretadas analfabetos funcionais? O presente trabalho tem como objetivo discutir esta articulação.

Keywords : sintoma; escrita; crianças copistas.

        · text in portuguese