6Grupos de aprendizagem nas aulas de física: um olhar à luz de um referencial psicanalíticoDo conceito de transmissão à formação de educadores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Psicanálise, Educação e Transmissão


ISBN 978-85-60944-08-8 versão on-line

Resumo

RUBINO, Rejane B. e FRAGELLI, Ilana Katz Zagury. O sujeito e o copista: uma discussão sobre o impedimento na escrita.. In: PSICANALISE, EDUCACAO E TRANSMISSAO, 6., 2006, São Paulo. Anais eletrnicos... Disponvel em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032006000100037&lng=pt&nrm=abn>. Acesso em: 17 Maio. 2024.

A criança copista, ao reproduzir a escrita do outro sem poder lê-la, manifesta um sintoma que tem ao mesmo tempo uma vertente social e uma vertente singular. De um lado, uma escola que solidifica a exclusão em relação ao conhecimento e, de outro, um sujeito que se apresenta em uma posição particular que produz impedimentos no acesso à escrita, uma vez que a produção da escrita alfabética exige atravessamentos lógicos de âmbito subjetivo. Como abordar esse sintoma a partir do entendimento de que ele diz da posição do sujeito e, ao mesmo tempo, responder à urgência de que essas crianças leiam e escrevam antes de serem decretadas analfabetos funcionais? O presente trabalho tem como objetivo discutir esta articulação.

Palavras-chave : sintoma; escrita; crianças copistas.

        · texto em português