6O sujeito e o copista: uma discussão sobre o impedimento na escritaO estatuto de felicidade e de fracasso na constituição da relação de filiação do sujeito na contemporaneidade author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Psicanálise, Educação e Transmissão


On-line ISBN 978-85-60944-08-8

Abstract

ALMEIDA, Inês Maria M. Zanforlin Pires de. Do conceito de transmissão à formação de educadores. In Proceedings of the 6th Psicanálise, Educação e Transmissão, 2006 [online]. 2006 [cited 29 March 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032006000100038&lng=en&nrm=iso> .

O texto, a partir de conceitos psicanalíticos, analisa a importância da dimensão do amor, da presença e da palavra, na transmissão de ensinamentos. Num primeiro momento, aborda o conceito de didática que Comenius preconizou no século XVII, como ciência que fosse capaz de "ensinar tudo a todos". Em seguida analisa as concepções de transmissão junto ao fazer pedagógico, suscitando reflexões próximas do saber psicanalítico. Por fim, estabelece questionamentos se há alguma forma de o discurso amoroso na educação possibilitar a transmissão, sem que seja padronizado, valorizando, mediante os ensinamentos de Freud, a dimensão inconsciente nas relações de ensino-aprendizagem.

Keywords : Transmissão; Formação de educadores; Psicanálise.

        · text in portuguese