Serviços
Psicanálise, Educação e Transmissão
ISBN 978-85-60944-08-8 versão
on-line
ISBN 978-85-60944-08-8 versão on-line
Resumo
ALMEIDA, Inês Maria M. Zanforlin Pires de. Do conceito de transmissão à formação de educadores. In Anais do 6 Psicanálise, Educação e Transmissão, 2006 [online]. 2006 [citado 19 Maio 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032006000100038&lng=pt&nrm=iso> .
O texto, a partir de conceitos psicanalíticos, analisa a importância da dimensão do amor, da presença e da palavra, na transmissão de ensinamentos. Num primeiro momento, aborda o conceito de didática que Comenius preconizou no século XVII, como ciência que fosse capaz de "ensinar tudo a todos". Em seguida analisa as concepções de transmissão junto ao fazer pedagógico, suscitando reflexões próximas do saber psicanalítico. Por fim, estabelece questionamentos se há alguma forma de o discurso amoroso na educação possibilitar a transmissão, sem que seja padronizado, valorizando, mediante os ensinamentos de Freud, a dimensão inconsciente nas relações de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave : Transmissão; Formação de educadores; Psicanálise.