6O estatuto de felicidade e de fracasso na constituição da relação de filiação do sujeito na contemporaneidadePsicanálise em extensão: uma experiência com adolescentes autistas e psicóticos na comunidade author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Psicanálise, Educação e Transmissão


On-line ISBN 978-85-60944-08-8

Abstract

SOARES, Julia Maciel. Psicanálise e instituição APAE: um encontro possível?.. In: PSICANALISE, EDUCACAO E TRANSMISSAO, 6., 2006, São Paulo. Proceedings online... Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032006000100040&lng=en&nrm=abn>. Acess on: 15 June. 2024.

Pretende-se problematizar os alcances e os limites do tratamento psicanalítico da psicose infantil dentro de uma instituição não atravessada pela psicanálise, particularmente, a APAE São Luís - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. Parte-se da produção dos quatro discursos estabelecida por Lacan com vistas a trilhar as idéias colocadas por alguns autores de referencial teórico psicanalítico (principalmente de orientação lacaniana), que se ocuparam do tratamento institucional da psicose. A partir de uma vinheta clínica de um caso de psicose atendido na APAE, discute-se o tipo de discurso agenciado pela instituição e a possibilidade de giros discursivos no atendimento, bem como um ponto de atravessamento do discurso institucional no tratamento. Conclui-se que algumas manobras podem ser operadas pelo terapeuta no sentido de barrar o Outro da psicose, provocando furos nesse Outro, ainda que não sejam engendrados giros no discurso institucional. No entanto, apontam-se limites do tratamento do Outro (tratamento da psicose) quando a montagem institucional não sustenta tal tipo de intervenção.

Keywords : instituição; psicose; quatro discursos.

        · text in portuguese