6Psicanálise em extensão: uma experiência com adolescentes autistas e psicóticos na comunidadeRelato de uma experiência em psicanálise e educação... em uma clínica-escola de psicologia author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Psicanálise, Educação e Transmissão


On-line ISBN 978-85-60944-08-8

Abstract

SILVA, Kelly Cristina Brandão da. Pratique à plusieurs: reflexões sobre uma experiência na instituição belga Le Courtil.. In: PSICANALISE, EDUCACAO E TRANSMISSAO, 6., 2006, São Paulo. Proceedings online... Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032006000100042&lng=en&nrm=abn>. Acess on: 15 June. 2024.

O presente trabalho tem como objetivo discutir uma experiência de estágio realizado na instituição belga Le Courtil, que se ocupa de casos de autismo e psicose em crianças e adolescentes. A Psicanálise lacaniana orienta a montagem institucional através da pratique à plusieurs, expressão nomeada por Jacques-Alain Miller em 1992. As condições para essa prática são estruturadas a partir de quatro eixos: a parceria de cada membro da equipe com a criança ou o adolescente, a reunião de equipe, a função do diretor terapêutico e a referência teórico-clínica. Um caso é apresentado para ilustrar essas reflexões.

Keywords : autismo; psicose; pratique à plusieurs.

        · text in portuguese