6Pratique à plusieurs: reflexões sobre uma experiência na instituição belga Le CourtilA atuação do psicanalista no apoio a professores frente à inclusão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Psicanálise, Educação e Transmissão


ISBN 978-85-60944-08-8 versão on-line

Resumo

Trata do relato de uma experiência prática, a implantação e a operacionalização de um núcleo de supervisão para estudantes quintoanistas do curso de Psicologia em uma instituição de ensino superior. Historiciza o percurso, desde a criação do núcleo, em 2004, até os dias atuais e, por meio de um relato das especificidades dos atendimentos à clientela, aborda as questões cotidianas das intervenções, permitindo pensar no alcance e nas possibilidades de uma prática estruturada a partir das descobertas dos pesquisadores do campo da psicanálise e educação. Conclui, de modo preliminar, que a passagem da teoria para a prática é um momento crucial de checagem das teorizações efetuadas anteriormente e, principalmente, um ponto precioso no qual pode-se colocar em cheque as hipóteses de trabalho e as perspectivas futuras.

Palavras-chave : Psicanálise e educação; prática institucional; psicanálise em extensão.

        · texto em português