6Relato de uma experiência em psicanálise e educação... em uma clínica-escola de psicologiaImpasses na inclusão de uma criança com transtornos invasivos do desenvolvimento: sobre a posição da professora author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Psicanálise, Educação e Transmissão


On-line ISBN 978-85-60944-08-8

Abstract

VASCONCELOS, Letícia Silveira. A atuação do psicanalista no apoio a professores frente à inclusão.. In: PSICANALISE, EDUCACAO E TRANSMISSAO, 6., 2006, São Paulo. Proceedings online... Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032006000100044&lng=en&nrm=abn>. Acess on: 15 June. 2024.

Há muito se tem trabalhado nas articulações entre psicanálise e educação. A pergunta que aqui se levanta é ainda esta mesma, colocada desde uma reflexão acerca do lugar do psicanalista no trabalho de formação de professores. Esta questão é suscitada a partir do trabalho como membro da equipe do NIAP - Núcleo Interdisciplinar de Apoio ao Professor. Este núcleo foi criado pela CENAP - Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico, setor da Secretaria Municipal de Educação e Cultura da cidade de Salvador, para dar suporte aos professores e profissionais da educação em relação às questões de inclusão de alunos com necessidades educativas especiais na rede regular de ensino. No processo de identificação da queixa dos professores, a equipe é convocada a dar conta da sempre presente e urgente questão do como fazer. No entanto, a demanda enunciada por um saber técnico parece inconsistente frente à constatação de que inúmeros cursos de formação têm sido regularmente oferecidos, sem que, contudo, seja possível aos professores perceberem os reflexos destes em sua prática. O que se interpõe entre a informação e a transformação da prática pedagógica? O que nos pedem os professores quando afirmam que os cursos não tratam das suas realidades? Estas interrogações parecem apontar para a demanda por uma escuta, que dê conta de sua angústia frente ao desconhecido, ao especial e, principalmente, ao não-saber. A presente comunicação visa refletir, a partir de um olhar para o trabalho realizado pelo NIAP, sobre as questões postas acima, tentando situar o limite do possível da atuação psicanalítica dentro desta proposta.

Keywords : Educação inclusiva; Formação de professores; Interdisciplina.

        · text in portuguese