6Impasses na inclusão de uma criança com transtornos invasivos do desenvolvimento: sobre a posição da professoraDeuses de prótese author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Psicanálise, Educação e Transmissão


On-line ISBN 978-85-60944-08-8

Abstract

PASTORELLO, Lucila. A insistência do singular: psicanálise e formação de profissionais da saúde.. In: PSICANALISE, EDUCACAO E TRANSMISSAO, 6., 2006, São Paulo. Proceedings online... Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032006000100046&lng=en&nrm=abn>. Acess on: 15 June. 2024.

A área da Saúde engloba profissionais ditos médicos e "não-médicos" (enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e outros). Esta divisão já anuncia a marca imperativa do discurso médico, presente na formação profissional e conseqüentemente nas formas de atuação, com forte carga positivista e determinista e uma valorização da doença na relação com o doente. É possível reconhecer, no entanto, algumas práticas que resistem a esta realidade. Este texto tem como objetivo apresentar a experiência desenvolvida na Faculdade de Psicologia e Fonoaudiologia da Universidade Metodista de São Paulo, na formação de profissionais da saúde a partir de uma perspectiva de humanização dos serviços de Saúde prestados na Universidade. Através do projeto de extensão "Sopa de Letrinhas" - que envolveu a prática de leitura oralizada de livros infantis para crianças em hospitais e salas de espera de atendimentos clínicos - direcionado aos alunos da área de saúde, procurou-se intervir na realidade da formação tradicional, de modo que os alunos pudessem refletir e vivenciar práticas assistenciais em que o foco não é a relação doença /técnica, mas aquilo que se apresenta como singular na relação entre aquele que sofre e aquele que pretende aliviar o sofrimento. Os resultados indicam a identificação, por parte dos alunos da área de saúde, de que marcas da singularidade, de quem cuida e de quem é cuidado, devem ser vistas como parte da prática profissional.

Keywords : formação profissional; leitura; saúde.

        · text in portuguese