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Psicanálise, Educação e Transmissão


ISBN 978-85-60944-08-8 versão on-line

Resumo

A área da Saúde engloba profissionais ditos médicos e "não-médicos" (enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e outros). Esta divisão já anuncia a marca imperativa do discurso médico, presente na formação profissional e conseqüentemente nas formas de atuação, com forte carga positivista e determinista e uma valorização da doença na relação com o doente. É possível reconhecer, no entanto, algumas práticas que resistem a esta realidade. Este texto tem como objetivo apresentar a experiência desenvolvida na Faculdade de Psicologia e Fonoaudiologia da Universidade Metodista de São Paulo, na formação de profissionais da saúde a partir de uma perspectiva de humanização dos serviços de Saúde prestados na Universidade. Através do projeto de extensão "Sopa de Letrinhas" - que envolveu a prática de leitura oralizada de livros infantis para crianças em hospitais e salas de espera de atendimentos clínicos - direcionado aos alunos da área de saúde, procurou-se intervir na realidade da formação tradicional, de modo que os alunos pudessem refletir e vivenciar práticas assistenciais em que o foco não é a relação doença /técnica, mas aquilo que se apresenta como singular na relação entre aquele que sofre e aquele que pretende aliviar o sofrimento. Os resultados indicam a identificação, por parte dos alunos da área de saúde, de que marcas da singularidade, de quem cuida e de quem é cuidado, devem ser vistas como parte da prática profissional.

Palavras-chave : formação profissional; leitura; saúde.

        · texto em português