6Deuses de próteseA relação com o saber para a psicanálise author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Psicanálise, Educação e Transmissão


On-line ISBN 978-85-60944-08-8

Abstract

MIRANDA, Margarete Parreira and SANTIAGO, Ana Lydia. O mal-estar do professor frente à "criança-problema". In Proceedings of the 6th Psicanálise, Educação e Transmissão, 2006 [online]. 2006 [cited 20 April 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032006000100048&lng=en&nrm=iso> .

Trata-se de uma pesquisa de mestrado da Faculdade de Educação da UFMG, que busca entender os problemas intrínsecos ao campo educacional por meio do referencial psicanalítico. Tem como objeto o mal-estar do professor frente à "criança-problema" e questiona até que ponto a subjetividade dos professores está envolvida quando eles identificam a "criança-problema". Estudos teóricos permitiram localizar a segregação de crianças que "não acompanham os outros", desde a Antigüidade, passando pela Idade Média e Moderna. Essa pesquisa atualiza, em um primeiro momento, as representações dos professores sobre a "criança-problema", por meio da análise de questionários, sendo assim agrupadas suas caracterizações: agitação e falta de concentração ; passividade e desinteresse; agressividade e desrespeito; indisciplina e falta de limites e atitudes valorizadas. Em seguida, foi possível localizar os problemas dos professores frente à "criança-problema", pela expressão do mal-estar docente em grupo, nas Conversações: Problema 1: problema de agressividade/sexualidade; problema 2: falha na imagem corporal; problema 3: impotência para aprender. Ao relatarem os quatorze casos dos alunos problemáticos indiferentes, com dificuldades de aprendizagem ou com comportamentos inadequados, os professores deixaram entrever a possível construção, na transferência, de saídas para alguns impasses enfrentados.

Keywords : criança-problema; mal-estar; professor.

        · text in portuguese