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Psicanálise, Educação e Transmissão


ISBN 978-85-60944-08-8 versão on-line

Resumo

Trata-se de uma pesquisa de mestrado da Faculdade de Educação da UFMG, que busca entender os problemas intrínsecos ao campo educacional por meio do referencial psicanalítico. Tem como objeto o mal-estar do professor frente à "criança-problema" e questiona até que ponto a subjetividade dos professores está envolvida quando eles identificam a "criança-problema". Estudos teóricos permitiram localizar a segregação de crianças que "não acompanham os outros", desde a Antigüidade, passando pela Idade Média e Moderna. Essa pesquisa atualiza, em um primeiro momento, as representações dos professores sobre a "criança-problema", por meio da análise de questionários, sendo assim agrupadas suas caracterizações: agitação e falta de concentração ; passividade e desinteresse; agressividade e desrespeito; indisciplina e falta de limites e atitudes valorizadas. Em seguida, foi possível localizar os problemas dos professores frente à "criança-problema", pela expressão do mal-estar docente em grupo, nas Conversações: Problema 1: problema de agressividade/sexualidade; problema 2: falha na imagem corporal; problema 3: impotência para aprender. Ao relatarem os quatorze casos dos alunos problemáticos indiferentes, com dificuldades de aprendizagem ou com comportamentos inadequados, os professores deixaram entrever a possível construção, na transferência, de saídas para alguns impasses enfrentados.

Palavras-chave : criança-problema; mal-estar; professor.

        · texto em português