Services
Psicanálise, Educação e Transmissão
On-line ISBN 978-85-60944-08-8
On-line ISBN 978-85-60944-08-8
Abstract
DINIZ, Margareth. A relação com o saber para a psicanálise.. In: PSICANALISE, EDUCACAO E TRANSMISSAO, 6., 2006, São Paulo. Proceedings online... Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032006000100049&lng=en&nrm=abn>. Acess on: 07 Feb. 2025.
O presente texto pretende tratar da concepção de saber considerando sua dimensão inconsciente. Este saber, que Freud inaugura, não é considerado como conhecimento no sentido tradicional da articulação entre alguém que sabe e a coisa sabida, mas um saber que toma forma de inscrição no discurso do sujeito. Essa dimensão articula o sujeito a um desejo de saber movido pelos enigmas que se lhe apresentam. Presente nos atos e nas escolhas que o sujeito faz, nem sempre, porém, esse saber pode ser nomeado.
Keywords : Saber; Sujeito do inconsciente; destinos do saber.