6O mal-estar do professor frente à "criança-problema"O ensinar e o aprender a ser dramista: histórias de "submissão" incondicional ao desejo de representar author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Psicanálise, Educação e Transmissão


On-line ISBN 978-85-60944-08-8

Abstract

DINIZ, Margareth. A relação com o saber para a psicanálise. In Proceedings of the 6th Psicanálise, Educação e Transmissão, 2006 [online]. 2006 [cited 24 April 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032006000100049&lng=en&nrm=iso> .

O presente texto pretende tratar da concepção de saber considerando sua dimensão inconsciente. Este saber, que Freud inaugura, não é considerado como conhecimento no sentido tradicional da articulação entre alguém que sabe e a coisa sabida, mas um saber que toma forma de inscrição no discurso do sujeito. Essa dimensão articula o sujeito a um desejo de saber movido pelos enigmas que se lhe apresentam. Presente nos atos e nas escolhas que o sujeito faz, nem sempre, porém, esse saber pode ser nomeado.

Keywords : Saber; Sujeito do inconsciente; destinos do saber.

        · text in portuguese