6O ensinar e o aprender a ser dramista: histórias de "submissão" incondicional ao desejo de representarA recusa do adolescente a entrar no jogo escolar ou a recusa dos adultos a introduzir a lei: um estudo de caso author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Psicanálise, Educação e Transmissão


On-line ISBN 978-85-60944-08-8

Abstract

TOLEDO, Maria Eugenia Capraro de. A (re)invenção da infância em casos de inclusão: entre traços e travessias.. In: PSICANALISE, EDUCACAO E TRANSMISSAO, 6., 2006, São Paulo. Proceedings online... Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032006000100051&lng=en&nrm=abn>. Acess on: 15 June. 2024.

O discurso escolar encontra-se povoado de discussões sobre a inclusão e sobre as chamadas dificuldades de aprendizagem, culminando no conhecido "fracasso escolar". Muitas propostas também têm surgido no campo da educação, mas, costumam tomar o aluno como objeto, submetendo-o aos saberes da ciência médica e da pedagogia hegemônica. Assim, quando uma criança se apresenta na escola atravessada por uma vicissitude subjetiva podemos pensar na (re)invenção da infância como uma das possibilidades para desmanchar o discurso da certeza e interrogar o professor a respeito do ato educativo. A proposta desta reflexão é discutir as intervenções possíveis neste campo a partir de uma leitura psicanalítica em casos de inclusão de crianças com distúrbios globais do desenvolvimento.

Keywords : Inclusão-escolar; psicose infantil; educação especial.

        · text in portuguese