6A (re)invenção da infância em casos de inclusão: entre traços e travessiasAproximações sobre o tema da deficiência mental no contexto escolar author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Psicanálise, Educação e Transmissão


On-line ISBN 978-85-60944-08-8

Abstract

SAMPAIO, Maria Luísa Carvalho de Almeida. A recusa do adolescente a entrar no jogo escolar ou a recusa dos adultos a introduzir a lei: um estudo de caso.. In: PSICANALISE, EDUCACAO E TRANSMISSAO, 6., 2006, São Paulo. Proceedings online... Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032006000100052&lng=en&nrm=abn>. Acess on: 15 June. 2024.

Utilizando um estudo de caso, no âmbito da psicopedagogia, busca-se refletir sobre as recentes transformações no contexto cultural, mais especificamente, o processo de transmissão do legado cultural aos mais jovens. Parece ter havido um declínio dos marcos culturais, em virtude de um remanejamento profundo da esfera de valores, e isto tem dificultado a transmissão intergeracional. A nosso ver, isto se deve à recusa de pais e adultos, em geral, de marcar a diferença geracional e fazer uso da autoridade e da sua responsabilidade sobre o mundo, na perspectiva de Arendt.

Keywords : diferença geracional; adolescência; autoridade.

        · text in portuguese