6A recusa do adolescente a entrar no jogo escolar ou a recusa dos adultos a introduzir a lei: um estudo de casoMarca do caso, transmissão e clínica de linguagem author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Psicanálise, Educação e Transmissão


On-line ISBN 978-85-60944-08-8

Abstract

CIRILO, Marisa Assunção. Aproximações sobre o tema da deficiência mental no contexto escolar. In Proceedings of the 6th Psicanálise, Educação e Transmissão, 2006 [online]. 2006 [cited 26 April 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032006000100053&lng=en&nrm=iso> .

Tendo como ponto de partida a definição de deficiência mental constante dos Parâmetros Curriculares Nacionais em seu volume Adaptações Curriculares (1999, p. 26), o propósito de nossa investigação é o de pôr em crise o conceito, averiguando em que medida esta teorização, construída sob a influência das abordagens médica, psicológica e pedagógica, foi decisiva para excluir crianças cuja performance não condizia com o ideal de aluno surgido no contexto do ensino público obrigatório. Na seqüência examinamos duas questões: se o tema da deficiência mental poderia ser abordado de outro prisma distinto da perspectiva médica, psicológica e pedagógica em voga e se as recentes políticas públicas de inclusão escolar poderiam contribuir para desencadear uma mudança no jeito de considerar o aluno deficiente mental.

Keywords : deficiência mental; inclusão; psicanálise e educação.

        · text in portuguese