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Psicanálise, Educação e Transmissão
ISBN 978-85-60944-08-8 versão
on-line
ISBN 978-85-60944-08-8 versão on-line
Resumo
Tendo como ponto de partida a definição de deficiência mental constante dos Parâmetros Curriculares Nacionais em seu volume Adaptações Curriculares (1999, p. 26), o propósito de nossa investigação é o de pôr em crise o conceito, averiguando em que medida esta teorização, construída sob a influência das abordagens médica, psicológica e pedagógica, foi decisiva para excluir crianças cuja performance não condizia com o ideal de aluno surgido no contexto do ensino público obrigatório. Na seqüência examinamos duas questões: se o tema da deficiência mental poderia ser abordado de outro prisma distinto da perspectiva médica, psicológica e pedagógica em voga e se as recentes políticas públicas de inclusão escolar poderiam contribuir para desencadear uma mudança no jeito de considerar o aluno deficiente mental.
Palavras-chave : deficiência mental; inclusão; psicanálise e educação.