6Aproximações sobre o tema da deficiência mental no contexto escolarDo plural ao singular author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Psicanálise, Educação e Transmissão


On-line ISBN 978-85-60944-08-8

Abstract

CATRINI, Melissa. Marca do caso, transmissão e clínica de linguagem.. In: PSICANALISE, EDUCACAO E TRANSMISSAO, 6., 2006, São Paulo. Proceedings online... Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032006000100054&lng=en&nrm=abn>. Acess on: 15 June. 2024.

Na Clínica de Linguagem, o processo terapêutico é inaugurado por entrevistas - momento em que a queixa do paciente é enunciada e que deverá ser transformada em demanda para o clínico que procura - passo simbólico, que o institui como clínico "daquele" caso. Segue-se às entrevistas, a avaliação de linguagem, em que o terapeuta deve produzir um dizer sobre a "fala daquele paciente" e sobre sua "condição singular" de falante. Do diagnóstico depende uma decisão sobre a direção "daquele" tratamento. As ênfases acima vêm para marcar a questão que permeará este trabalho: a singularidade, que está indicada na expressão "marca do caso". Trata-se de "marca", que embora seja um efeito incontornável, ultrapassa a possibilidade de observação e apreensão desse efeito naquele em que a marca se faz. Por outro lado, não só o clínico, mas também a teoria comporta, frente ao singular, falta de saber - um impedimento à previsão ou antecipação de um encontro e de um tratamento clínicos. Diante disso, podemos perguntar: é possível a transmissão da vivência singular de um atendimento? Singularidade e Clínica de Linguagem estão no cerne desta que pretende ser uma discussão inicial sobre o assunto no campo das Patologias da Linguagem. A questão deste trabalho envolve conceitos psicanalíticos (trai du cas é expressão de Lacan, 1968), e tem como solo a reflexão desenvolvida em minha dissertação de mestrado - "A Marca do Caso: Singularidade e Clínica de Linguagem" no LAEL/PUCSP . Além disso, possui como pano de fundo a teorização tecida por pesquisadores e clínicos do LAEL/DERDIC PUCSP orientados por Lier-DeVitto, que coordena o Grupo de Pesquisa Aquisição, patologias e clínica de linguagem (CNPq), do qual participo.

Keywords : clínica de linguagem; singularidade; transmissão.

        · text in portuguese