6Do plural ao singularFracasso escolar: reflexões! author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Psicanálise, Educação e Transmissão


On-line ISBN 978-85-60944-08-8

Abstract

RAHME, Mônica. Transmissão e laço social. In Proceedings of the 6th Psicanálise, Educação e Transmissão, 2006 [online]. 2006 [cited 26 April 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032006000100056&lng=en&nrm=iso> .

A inserção de crianças que apresentam necessidades educacionais especiais na escola comum traz especificidades para pensar a educação como possibilidade de filiação simbólica, a partir dos laços sociais que se estabelecem no contexto escolar. Para refletir sobre essa questão, proponho um diálogo com o conceito de transitivismo, tal como aprofundado por Gabriel Balbo e Jean Bergès (2002). Para esses autores, a operação transitivista possibilita significar o colocar-se na posição do outro, o que remete às relações primordiais da criança com o outro materno. Articulando o conceito ao tema proposto, podemo-nos perguntar pelas posições transitivistas que uma criança, diferenciada dos semelhantes por uma deficiência ou pela necessidade de cuidados especiais, pode despertar nas crianças que não se encontram na mesma situação: aproximação, afastamento, disposição à convivência e ao cuidado com o semelhante, sofrimento? Quais seriam as particularidades da transmissão presente nesse laço social?

Keywords : Educação inclusiva; laço social; transitivismo.

        · text in portuguese