6Do plural ao singularFracasso escolar: reflexões! índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Psicanálise, Educação e Transmissão


ISBN 978-85-60944-08-8 versão on-line

Resumo

A inserção de crianças que apresentam necessidades educacionais especiais na escola comum traz especificidades para pensar a educação como possibilidade de filiação simbólica, a partir dos laços sociais que se estabelecem no contexto escolar. Para refletir sobre essa questão, proponho um diálogo com o conceito de transitivismo, tal como aprofundado por Gabriel Balbo e Jean Bergès (2002). Para esses autores, a operação transitivista possibilita significar o colocar-se na posição do outro, o que remete às relações primordiais da criança com o outro materno. Articulando o conceito ao tema proposto, podemo-nos perguntar pelas posições transitivistas que uma criança, diferenciada dos semelhantes por uma deficiência ou pela necessidade de cuidados especiais, pode despertar nas crianças que não se encontram na mesma situação: aproximação, afastamento, disposição à convivência e ao cuidado com o semelhante, sofrimento? Quais seriam as particularidades da transmissão presente nesse laço social?

Palavras-chave : Educação inclusiva; laço social; transitivismo.

        · texto em português