6Fracasso escolar: reflexões!A presença do discurso médico na educação author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Psicanálise, Educação e Transmissão


On-line ISBN 978-85-60944-08-8

Abstract

PALHARES, Odana. Transmissão e estilo: o que define a singularidade na relação professor-aluno?. In Proceedings of the 6th Psicanálise, Educação e Transmissão, 2006 [online]. 2006 [cited 25 April 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032006000100058&lng=en&nrm=iso> .

Ao tratar da questão da transmissão em psicanálise Lacan marcou o possível desse acontecimento salientando que o que se transmite é o estilo que, por sua vez, não tem como ser copiado, sendo que aquele que faz essa tentativa corre o risco de não passar de uma caricatura mal feita do modelo. Partindo do sentido dessa questão para a psicanálise buscaremos as relações possíveis dessa idéia para a transmissão na educação. Sabemos que há uma distância entre o que se ensina e o que se aprende, fruto das diferenças colocadas em jogo nas relações humanas. Considerando essa diferença podemos nos perguntar: o que é que se transmite no ato educativo? Como educar nessa perspectiva? Em que consiste a transmissão e o estilo? O que se desdobra para o sujeito com o predomínio de um ou de outro? Os autores que têm se ocupado da relação psicanálise e educação enfatizam a importância de se levar em conta o inconsciente no processo de ensino e aprendizagem. Isso significa entendermos que não se trata somente de respeitarmos as marcas de singularidade na produção do aluno, mas também saber que o mestre marca igualmente sua transmissão. Se transmite muito mais que o conteúdo de uma disciplina, pois os alunos observam no mestre a paixão, a postura ética, o respeito pelo outro, pela cultura, pelas opiniões divergentes, o respeito por si próprio, a seriedade, o compromisso, a dedicação, enfim... e ainda podemos nos perguntar: como isso acontece? Nosso propósito é refletir, segundo Kupfer, sobre os efeitos da transmissão da psicanálise para o educador e o desdobramento na relação professor-aluno. Aceitar essa transmissão significa endossar os pressupostos da psicanálise, dos quais nosso trabalho privilegiará aqueles diretamente implicados nesse artigo, ou seja, o inconsciente, o sujeito e a relação transferencial.

Keywords : psicanálise e educação; estilo; transmissão.

        · text in portuguese