6A presença do discurso médico na educaçãoO pequeno infante escolar: as vicissitudes de um novo sentimento de infância fabricado pela Educação Infantil author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Psicanálise, Educação e Transmissão


On-line ISBN 978-85-60944-08-8

Abstract

MIRANDA, Margarete Parreira, VASCONCELOS, Renata Nunes and SANTIAGO, Ana Lydia Bezerra. Pesquisa em psicanálise e educação: a conversação como metodologia de pesquisa.. In: PSICANALISE, EDUCACAO E TRANSMISSAO, 6., 2006, São Paulo. Proceedings online... Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032006000100060&lng=en&nrm=abn>. Acess on: 15 June. 2024.

O trabalho objetiva apresentar a Conversação como possibilidade de pesquisa em psicanálise e educação a partir das experiências do NIPSE - Núcleo interdisciplinar de pesquisa em psicanálise e educação - FAE-UFMG que vem desenvolvendo estudos em torno de uma metodologia de pesquisa em grupo que considere as particulares dos sujeitos. Esse dispositivo tem na "associação livre coletivizada" ponto forte de sustentação, pois ela permite que o "objeto de estudo" seja analisado a partir de uma multiplicidade ou proliferação de significantes. Trata-se de uma tentativa de localizar os pontos de condensação do mal-estar na cultura atual e criar possibilidades de que as máximas impostas pela cultura sejam questionadas por cada um no grupo. Visa tocar o ponto de real do sujeito, indo além da ficção de cada um, buscando o sem sentido que provoca surpresa. No CIEN - Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Infância, criado na França, em julho de 1996, a Conversação foi criada com a finalidade de abrir o campo da investigação ao diálogo da psicanálise com outros discursos que têm incidência sobre a criança. Tendo como referência às experiências de investigação adotadas pelo CIEN os integrantes do NIPSE, tem se pautado no aprofundamento da temática. O trabalho pretende então, apresentar a proposta metodológica, e as questões que tem envolvido os integrantes do NIPSE a partir do trabalho realizado.

Keywords : Psicanálise; educação; metodologia de pesquisa.

        · text in portuguese