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Psicanálise, Educação e Transmissão
On-line ISBN 978-85-60944-08-8
On-line ISBN 978-85-60944-08-8
Abstract
RODRIGUES, Rogério. As práticas educativas e os castigos: o exercício da crueldade como o lugar da inscrição da memória.. In: PSICANALISE, EDUCACAO E TRANSMISSAO, 6., 2006, São Paulo. Proceedings online... Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032006000100062&lng=en&nrm=abn>. Acess on: 27 Apr. 2025.
Não é pouco comum nos defrontarmos na vida com situações em que temos que tomar uma determinada "decisão". Nesses momentos é que buscamos recorrer às nossas "certezas" capazes de nos direcionarem para o "acerto", já que fomos educados a não aceitar o "erro". Portanto, diante de uma "decisão" o sujeito pode ficar rememorando suas "inscrições", às quais denominamos "memória", para que possa encontrar alguma indicação que o oriente no "julgamento" capaz de direcioná-lo à ação. Compreendemos que o "corpo" e a "alma" são fontes permanentes de "memória" para que o sujeito possa "lembrar" a "si mesmo". Ou seja, são nesses lugares que se encontram "inscritas as marcas" do seu próprio destino. Assim, afirmamos que os nossos "paradigmas" se constituem a partir de nossas histórias de vida, principalmente, do modo como lidamos com a educação realizada pelos pais e educadores que a todo o momento instituem no corpo e na alma o lugar da "inscrição da verdade" fazendo com que não nos "esqueçamos" ou nos "desviemos" daquilo que parece "certo". O que a Psicanálise pode nos ajudar a pensar sobre esses mecanismos da "dor" que são utilizados para que se faça memória a ponto do sujeito ter no "corpo" e na "alma" registros para "rememorar" a sua própria vida? Qual a "dose" necessária de castigo a ser aplicada para que o sujeito possa reconhecer "verdadeiramente" o "seu erro"? A "certeza" desse "saber" acaba por lançar os pais e os educadores no "labirinto ilusório" de que há um "eu" a ser cultuado, ou seja, há uma "crença" na instituição do "modo civilizatório" de sujeito. Assim, acredita-se que há um "saber" como "educar" e, principalmente, o "fortalecimento" da neurose de que é possível responder às perguntas de como devemos "educar" as crianças e os adolescentes visando à constituição de um sujeito dito "normal".
Keywords : Educação; Crueldade; Psicanálise.