6Entre as frustrações (des)necessárias e o laissez-faire: contribuições reichianas para a educação física na escolaUma proposta de transmissão da psicanálise no campo educacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Psicanálise, Educação e Transmissão


ISBN 978-85-60944-08-8 versão on-line

Resumo

Apresenta-se um relato de caso acompanhado ao longo das pesquisas de doutorado da autora. Trata-se de uma situação de resistência à cultura escrita que parece ter fundamentos numa oralidade mal estabelecida. Assim, compreende-se que a aprendizagem da escrita está fortemente ancorada no matriciamento estabelecido pela oralidade, na sua diversidade textual. Também se deve ressaltar a relevância das relações entre inconsciente e linguagem para a compreensão dos momentos de aquisição da fala e da escrita, o que implica também as relações desses fatos com o desejo.

Palavras-chave : Oralidade; Alfabetização; Desejo.

        · texto em português